1914

Prefeitura Municipal de - CENTRO ADMINISTRATIVO RUBI MANCUSO Uruçuca

Pular para o conteúdo

CAMPUS INTEGRADO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE SERRA GRANDE - um modelo de escola sustentável para o Brasil

15/07/2020 às 15h58

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Uruçuca, Ministério de Educação, e com a colaboração de uma rede potente de parceiros,apoiada pelo Instituto Arapyaú, foi dado início a um projeto de escola que respeitasse as características do território, de modo que se tornasse um espaço educador sustentável, ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso, voltado para a formação integral e integrada de toda comunidade.

Observando o próprio lugar, a terra, ouvindo as crianças, os jovens, os adultos, os mestres e anciãos, em diálogo com especialistas e amadores vindos de outros lugares, assim surgiu o CAMPUS INTEGRADO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE SERRA GRANDE, uma escola de alma brasileira, da Bahia para todo Brasil, feita a muitas mãos .

O projeto de arquitetura de todo complexo educacional foi desenvolvido em 2012 numa parceria entre a prefeitura de Uruçuca e o Governo Federal, através do Ministério de Educação MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação FNDE. O processo foi coordenado pela arquiteta-urbanista e pesquisadora Beatriz Goulart, através de processo participativo, cujos projetos executivos de arquitetura e das engenharias foram desenvolvidos por sua equipe.

Com a participação de toda comunidade escolar e dos demais moradores da Vila, foram feitas formações através de oficinas e debates sobre os espaços e tempos escolares integrados com a reflexão sobre o currículo e o projeto político pedagógico das escolas, na perspectiva da Educação Integral e Integrada. Foram formados grupos de trabalho sobre sustentabilidade apoiados por especialistas em clima, construção de baixo impacto e tecnologias locais, com o objetivo de que a nova escola seja exemplo de escola sustentável, respeitando a cultura e o bioma local.

A nova escola está localizada dentro de gleba destinada a um Parque às margens do Rio Pancadinha, no Bairro Novo, conforme determinação do Plano de Referência Urbanístico e Ambiental de Serra Grande (PRUA/2012), cujos lotes foram doados por empresários locais.

O desejo da festão "Acolhendo a Nossa Gente" é que o projeto do Campus Integrado de Serra Grande possa ser inspiração no processo de elaboração de projetos de ESCOLAS SUSTENTÁVEIS por todo Brasil, no que se refere não apenas ao ambiente construído, mas também enquanto currículo e gestão, de modo a se realizar como ESPAÇO EDUCADOR SUSTENTÁVEL.

Estão sendo construídos 12 mil m² sobre área de 50 mil m², onde serão oferecidas 2200 vagas , atendendo a totalidade dos moradores da Vila, incluindo adultos e idosos do EJA.

Além de espaços para a educação formal, serão oferecidos espaços para o convívio comunitário para a população em geral. AMBIENTES: salas de aula para todas as idades, laboratório de ciências, laboratório de artes e ofícios, laboratório de meio ambiente e reciclagem, biblioteca, sala de multimídia, cine-teatro-auditório, sala de dança e artes do corpo, sala de música, sala de reunião, grêmio, refeitório, atelier de culinária, serviços e administração, sala de descanso para estudantes, sala de descanso para educadores, sanitários e vestiários, pátio coberto, pátio descoberto, brinquedos para todas as idades e necessidades especiais, pomar, herbário, horta, agrofloresta, composteira, reservatórios para captação de águas pluviais, placas de energia solar.

A obra segue bastante adiantada e está cada dia mais lindo ver materializando-se um sonho de toda comunidade.

Prefeitura de Uruçuca

#AcolhendoaNossaGente