Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
-
Recepção do CATEE em Uruçuca
Educação inclusiva é um dos pilares que tornam a educação do município de Uruçuca uma referência em toda a região do sul da Bahia. Com um compromisso de atender os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, a Prefeitura Municipal de Uruçuca instituiu em 2017 o Centro de Atendimento Especializado em Educação (CATEE), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação que atua no atendimento de crianças e adolescentes da rede pública municipal de Uruçuca (BA).
Com serviços multiprofissionais de fonoaudióloga, psicólogas, psicopedagoga, pedagogas e professora de libras, o CATEE realiza em média 40 atendimentos diariamente, alcançando atualmente mais de 115 alunos da rede pública oriundos da área urbana e rural do município de Uruçuca (BA) durante o ano letivo.
São objetivos do Centro de Atendimento Especializado em Educação – CATEE:
-
Atender às necessidades educativas especiais dos alunos com necessidades especiais, incluídos na rede regular de ensino público municipal, oferecendo acesso ao suporte especializado na área pedagógica e técnica, ao atendimento educacional especializado e apoio necessário à família e à comunidade escolar na qual o aluno está inserido;
- Oferecer apoio suplementar aos alunos com necessidades especiais, para a superação das dificuldades nas salas de aula regulares, por meio de experiências multissensoriais contextualizadas, acesso a equipamentos específicos e materiais pedagógicos adequados, além de integração com a escola que o aluno frequenta e com sua família, para que se alcance sucesso no processo educacional.
O papel dos pais ou responsáveis é fundamental para que o objetivo do Centro seja cem por cento efetivo. Para a coordenadora do CATEE, Celidalva Messias, o apoio à família vem na forma de orientação e oficinas realizadas pela equipe multiprofissional do CATEE. “Desenvolvemos o projeto Colcha de Retalhos, um grupo formado pelas mães atendidas pela psicóloga Jaqueline, lidando com algumas questões emocionais ligadas ao relacionamento mãe-filho numa espécie de terapia em grupo” completou a coordenadora.
Segundo Daniela Costa, mãe de Melissa Falcão, 7 anos, estudante 2° ano do Cemurzinho, é difícil conseguir uma palavra que defina o papel da instituição. “Gratidão: palavra que representa a essencialidade do CATEE em minha vida. Depois do ingresso da minha filha recuperei a esperança de que seu filho terá uma independência, conseguir se cuidar, ter liberdade e não ser sempre dependente da mãe”, completou Daniela.
Os atendimentos do CATEE são ligados à educação e acontecem em rede com outras secretarias do município, como a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social para que, em casos específicos, os estudantes não fiquem desassistidos. Os familiares recebem todas as orientações necessárias para buscar os profissionais necessários, como é o caso do recebimento de benefícios de prestação continuada (BPC), atendimento psiquiátrico etc.
Para a secretária de educação do município, Celia Raimunda, o CATEE tem sido uma instituição ímpar na vida de muitas famílias. “Há uma perspectiva de ampliar mais serviços da instituição. Inserimos recentemente o serviço de fonoaudiologia, e buscaremos incluir no leque de serviços, um profissional de Educação Física, aprimorando o nosso suporte educativo às famílias.”, disse a secretária. O Prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, além de declarar a sua admiração pela grandiosidade do equipamento em Uruçuca, anunciou a expansão dos atendimentos para o povoado de Serra Grande, distrito de Uruçuca. “Queremos que os serviços do CATEE alcancem ainda mais estudantes e pais. Nosso objetivo é que em Serra Grande, nossa Vila Educadora, a unidade também realize atendimentos.” Podemos esperar que, muito em breve, Serra Grande já contemple um serviço completamente instituído.